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Visão pedagógica

Entendemos o processo de aprendizagem do ser humano como algo construído, importando como e porque a realidade da vida é significada e interpretada pelo aprendiz e por todas as pessoas que o rodeiam, por isso mesmo é um processo relacional, auto e sócio construído. Baseados nisso, procuramos propiciar tanto ao educando como ao educador, momentos de reflexão crítica para sempre reavaliar a visão que temos do mundo.

Não queremos rótulos de construtivista, tecnicista, progressista ou qualquer outra denominação, pois achamos que a grande maioria das pessoas não conhece bem o que realmente estas denominações querem significar e, portanto, preferimos dizer que queremos uma escola que faça com que seus educandos sejam capazes de pensar, sentir, amar, respeitar a si, ao próximo e a seu meio.

Agregamos o estudo dos valores humanos (numa abordagem humanística e integral), a dinâmica de grupos e a filosofia aos conceitos piagetianos de desenvolvimento da inteligência, das características das diferentes faixas etárias classificadas por ele como período sensório-motor, simbólico, intuitivo, operacional concreto e abstrato e dos conteúdos de classificação, seriação e ordenação, além de outros. Estudamos e retiramos de teóricos afins, outros conceitos que nos auxiliam em nosso fazer pedagógico, tais como Wallon, Dewey, Vigotysky, Bruner e os brasileiros Lino de Macedo, Clotilde Rosseti-Ferreira, Zilma de Moraes et alii.

Nossa Missão – Propiciar uma busca constante ao conhecimento, num ambiente integrador, com respeito às diferenças e ênfase nos valores humanos.

Nossa Visão – Ser uma escola referência em ensino e aprendizagem na Educação Fundamental no Brasil.

Visão da criança

Aqui a criança é vista em sua totalidade, é instigada a compreender o mundo ao seu redor, possibilitando-as a serem autores do seu próprio desenvolvimento, abandonando a escola pautada na obediência cega e na repetição de conteúdos.

Papel do professor

O professor sai do pedestal em que só ele sabe e ensina o aluno que não sabe e o colocamos como questionador da criança, aquele que faz o aluno ter curiosidade e desejo de aprender, aquele que provoca o aluno a raciocinar instigando-o a pensar/refletir. Isto é em algum ponto, inverter a ordem, rever valores e dar outro significado a eles.

Nossos pilares

Protagonismo do Aluno

Almejamos o protagonismo de nossos alunos em relação a si mesmo, à sua aprendizagem e também em relação à comunidade, passando de receptor de conceitos para produtor ativo de ideias e saberes.

O mundo pelos 5 sentidos

Nascemos com 5 sentidos e aprendemos através deles. Acreditamos em uma educação que proporciona experiências táteis, olfativas, gustativas, sonoras e visuais.

Rodas Reflexivas

Nossas rodas de reflexão são encontros que proporcionam um espaço para experimentar novas formas de pertencimento, elaborar conflitos e assim aprender no grupo e com o grupo.

Avaliação em 3 eixos

Avaliamos em 3 eixos: horizontal, vertical e auto-avaliativo. Chamamos de avaliação horizontal aquela que observa o aluno dentre os demais de sua sala e faixa etária. Na avaliação vertical observamos o aluno no dia a dia, acompanhando seu desenvolvimento e vendo seus progressos e recuos, elaborando uma linha que acompanha sua trajetória.

Formação Continuada

Investimos e incentivamos a formação continuada de nossa equipe tanto na área profissional quanto pessoal. Somos uma escola que inova e transforma o tempo todo.
Uma vez, Rubem Alves disse que as crianças fazem perguntas incríveis e que era isso que as diferenciava dos adultos.

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piaget@escolapiaget.com.br

Telefone

(62) 3255-4233 / 3092-2363

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      Protagonismo do aluno

      Almejamos o protagonismo de nossos alunos em relação a si mesmo, à sua aprendizagem e também em relação à comunidade, passando de receptor de conceitos para produtor ativo de ideias e saberes.

      Entendemos que a ação de ser protagonista não é somente ter o poder de escolha, mas sim, e principalmente, estar atento à potência de ação de uma coletividade com seus desafios e  necessidades de transformação.

      Quando pensamos em educação inovadora/ transformadora, precisamos estar plenamente conscientes do que queremos inovar/transformar numa cultura já plenamente estabelecida, mas não morta. Urge transformar e inovar através de um impacto positivo, ou seja, queremos trazer consciência para o poder pessoal de cada um de nós.⠀

      Queremos transformar o mundo percebendo o que o mundo tem de melhor, devolvendo nosso melhor para o mundo.

      O mundo pelos 5 sentidos

      Nascemos com 5 sentidos e aprendemos através deles. Acreditamos em uma educação que proporciona experiências táteis, olfativas, gustativas, sonoras e visuais.

      Aprendemos de maneiras diferentes e por vários canais de aprendizagem. Combinar percepções estrategicamente é fundamental para propiciar sentido e significado.

      Rodas reflexivas

      Nossas rodas de reflexão são encontros que proporcionam um espaço para experimentar novas formas de pertencimento, elaborar conflitos e assim  aprender no grupo e com o grupo.

      Por meio desse o instrumento professor pode conhecer mais seu aluno e ajudá-lo a avançar em seus objetivos para uma melhor integração e harmonia.

      A roda é um lugar onde todos são iguais, podemos ver a todos e seremos vistos por todos, é uma energia circular sem meio, sem início e nem fim.

      Por isso nossas rodas reflexivas são uma oportunidade de nossas crianças participarem de discussões com vista a solução de problemas. As regras não são impostas, são construídas; uma alternativa para que haja um equilíbrio entre a mera obediência e o espírito questionador e propositivo.

      Acreditamos ser fundamental que as crianças aprendam a questionar e ouvir respeitando o momento do outro, um olhar para si e para o próximo, é um verdadeiro exercício de empatia o ato de se colocar no lugar do próximo.

      Uma atitude do ser humano para humano ser.

      Avaliação em 3 eixos

      Avaliamos em 3 eixos: horizontal, vertical e auto-avaliativo. Chamamos de avaliação horizontal aquela que observa o aluno dentre os demais de sua sala e faixa etária. Na avaliação vertical observamos o aluno no dia a dia, acompanhando seu desenvolvimento e vendo seus progressos e recuos, elaborando uma linha que acompanha sua trajetória. 

      A auto-avaliação é um processo construído e registrado pelo aluno em forma de portfólio, que tem por objetivo ajudá-lo a apreciar o que realizou e lembrar o que aprendeu no trimestre letivo.

       Nossa avaliação tem o objetivo precípuo de orientar o professor em seu desempenho em sala de aula e não o caráter de mera premiação ou exclusão.

       Nossa estratégia de avaliação é multifatorial, considera diversas habilidades e inteligências. Desta forma, conseguimos acompanhar o ritmo de desenvolvimento de cada criança, individual e coletivamente. Não obstante, também equacionamos o desenvolvimento do grupo porque entendemos que a dinâmica do ambiente onde a criança se encontra influencia diretamente no seu desenvolvimento.

      Então, como se fosse um plano cartesiano: a avaliação do grupo (x), a avaliação da criança naquele momento (y) e a avaliação da criança ao longo do tempo (z). Assim, temos segurança de que a criança está sendo contemplada ao todo, integralmente, pois, quando conseguimos atingir todo o potencial, de forma justa, amorosa e empática, de uma criança, é que sabemos que estamos no caminho certo para um mundo melhor.

      Formação continuada

      Investimos e incentivamos a formação continuada de nossa equipe tanto na área profissional quanto pessoal. Somos uma escola que inova e transforma o tempo todo.

      Uma vez, Rubem Alves disse que as crianças fazem perguntas incríveis e que era isso que as diferenciava dos adultos. Essa curiosidade nata as tira de sua zona de conforto o tempo inteiro. Perguntar não é uma tarefa fácil, antes porém, são necessárias observação e inquietude.

      É por isso que desenvolvemos em nossa Equipe um perfil de curiosos, de quem não se conforma com a realidade nua e crua, de quem quer saber porque a chuva cai em gotinhas e não toda de uma vez, como diria o próprio Rubem Alves, para isso investimos em educação continuada.

      Piaget diz que tudo que ensinamos a uma criança, nós estamos roubando o direito dela mesma descobrir e aprender, não é nada fácil porque precisamos resolver a questão do aprendiz com outra pergunta. Decorrente disso, conseguimos manter o ser curioso, que mantém a inquietação, o que nos conduz para a questão da inovação e transformação.

      Somos uma Equipe que inova e transforma o tempo todo, está no nosso cerne.

      Não seria possível adotar uma atitude investigadora com nossas crianças se nós mesmos não tivermos este tipo de olhar reflexivo sobre o mundo que nos rodeia e também sobre nós mesmos. O curioso é aquele que sai a procura de respostas e mais outras perguntas, pois são através delas que conquistamos a excelência.