Rodas reflexivas

Avaliamos em 3 eixos: horizontal, vertical e auto-avaliativo. Chamamos de avaliação horizontal aquela que observa o aluno dentre os demais de sua sala e faixa etária. Na avaliação vertical observamos o aluno no dia a dia, acompanhando seu desenvolvimento e vendo seus progressos e recuos, elaborando uma linha que acompanha sua trajetória.

A auto-avaliação é um processo construído e registrado pelo aluno em forma de portfólio, que tem por objetivo ajudá-lo a apreciar o que realizou e lembrar o que aprendeu no trimestre letivo.

Nossa avaliação tem o objetivo precípuo de orientar o professor em seu desempenho em sala de aula e não o caráter de mera premiação ou exclusão.

Nossa estratégia de avaliação é multifatorial, considera diversas habilidades e inteligências. Desta forma, conseguimos acompanhar o ritmo de desenvolvimento de cada criança, individual e coletivamente. Não obstante, também equacionamos o desenvolvimento do grupo porque entendemos que a dinâmica do ambiente onde a criança se encontra influencia diretamente no seu desenvolvimento.

Então, como se fosse um plano cartesiano: a avaliação do grupo (x), a avaliação da criança naquele momento (y) e a avaliação da criança ao longo do tempo (z). Assim, temos segurança de que a criança está sendo contemplada ao todo, integralmente, pois, quando conseguimos atingir todo o potencial, de forma justa, amorosa e empática, de uma criança, é que sabemos que estamos no caminho certo para um mundo melhor.