Proposta Pedagógica - Ensino Fundamental

  • Turmas Ofertadas

    2º ano – sete anos, até 25 crianças por sala.

    3º ano – oito anos, até 25 crianças por sala.

    4º ano – nove anos, até 25 crianças por sala.

    5º ano – dez anos, até 25 crianças por sala.

    Integral – crianças de 6 a 8 anos –  máximo de 16 crianças por sala com uma auxiliar.

    Em todas as disciplinas privilegiamos os processos de raciocínio, considerando os conteúdos como meio, instrumento, estratégia ou suporte, para que esses processos possam ocorrer. Não visamos o conteúdo como finalidade única. Buscamos a interdisciplinaridade como ponto importante para alcançar um estudo mais identificado com a realidade; portanto, desenvolvemos projetos de trabalho pedagógico. Os temas transversais (ética, saúde, pluralidade cultural, orientação sexual, educação ambiental, trabalho e consumo, noções de trânsito) são trabalhados de forma integrada a todos os conteúdos curriculares, de qualquer disciplina, visando à formação para a cidadania. Isto se dá por entendermos que o conhecimento se constrói através de uma rede que vai interligando pontos das diferentes áreas do saber humano.

    Áreas de Conhecimento/ Objetivos

    – Língua Portuguesa: levar o educando a valorizar e desenvolver as quatro habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, construindo assim o uso adequado da língua portuguesa, desenvolvendo a capacidade de reflexão, de crítica, criação e, especificamente, a compreensão da função social da linguagem. Assim o educando se torna capaz de interpretar variados textos e de assumir a palavra, e, como cidadão, produzir textos eficazes nas situações em que se fizerem necessárias. O trabalho de leitura e escrita é baseado na reflexão e na interpretação, não tendo como fim principal a quantidade, mas sim a qualidade.

    – Matemática: proporcionar ao educando o desenvolvimento de sua capacidade de conceituar, classificar, seriar, analisar, operacionar, deduzir e sintetizar apropriadamente os conceitos básicos de teoria e prática da matemática em seus vários campos e áreas, observando a linguagem matemática e relacionando-a com as disciplinas afins, objetivando o aprimoramento do raciocínio. Nesta área temos uma assessoria específica com a mestra Susane Fernandes junto aos educandos e professores.

    – Conhecimento de Mundo

    . História: distinguir os acontecimentos do presente e do passado, sabendo identificar diferenças e semelhanças culturais, sociais e econômicas entre o nosso estado e os demais estados brasileiros, além de resgatar nossos valores culturais. Nos projetos “Viajando na história através da literatura” e “Espaço e Sociedade: a formação do povo brasileiro” os educandos têm a oportunidade de conhecer a história de outros povos, desde a pré-história.

    . Geografia: favorecer a compreensão e a construção do conhecimento científico da realidade, tendo em vista o desenvolvimento global do educando em todos os seus aspectos, levando-o à participação e valorização das diferentes manifestações da sociedade e localizando-o no espaço geográfico e humano, numa visão crítica e transformadora.

    . Ciências: proporcionar ao educando conhecimentos científicos, pensamento racional voltado para as ciências e a tecnologia em relação às condições de vida do homem. Levá-lo a compreender a natureza e o homem na condição de agente transformador, transformado por ela e também como mais um de seus integrantes.

    – Filosofia, no tempo de roda, pela regente de sala: pensar sobre o pensar. Em outras palavras, estudar, monitorar e rever o próprio processo de pensamento. Levar a criança a inferir, deduzir, definir, imaginar, admitir, conjecturar, supor e relembrar através de histórias e discussões sobre as mesmas. Levar a criança a entender os processos de raciocínios e compreender como cada um tem seu jeito de raciocinar e como podem melhor desenvolvê-lo.

    – Artes (Dramática, Pictórica e Musical): Despertar e motivar o interesse do educando pela arte, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades através da expressão de sentimentos e emoções, com liberdade criativa, sem deixar de respeitar a sensibilidade e o senso crítico com relação às diversas manifestações artísticas existentes.

    – Educação Física: Desenvolver atitudes e habilidades de integração social e espírito esportivo, desenvolvendo atividades corporais enquanto estabelece relações equilibradas e construtivas, respeitando os limites de cada educando.

    – Informática Educacional: Saber manusear um computador, usando programas atuais para digitação de textos, confecção de desenhos, pesquisa na internet, etc. Utilizá-lo para criar ambientes de aprendizagem que enfatizem a construção do conhecimento através de softwares necessários como os de pesquisa, editores de texto, gráficos, de apresentação, planilhas e a internet, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos, possibilitando a busca e também a compreensão de novas ideias e valores.

    – Xadrez: Atividade complementar, numa abordagem lúdica, para o desenvolvimento de sua capacidade de raciocínio, planejamento de estratégias de forma harmoniosa, em uma competição sadia.

    – Língua Inglesa: utilizamos a metodologia Learning Fun, para o ensino do inglês, trabalho ancorado em três bases: a prática oral, escrita e de leitura.

    – Oficina de matemática: são oferecidas aos educandos do 2º ao 5º ano. Espaço que convida ao trabalho e estudo em um contexto para a construção do conhecimento matemático. São oferecidas situações matemáticas desafiantes e significativas. Raciocínio lógico, jogos das operações fundamentais e a vivência das seis etapas da aprendizagem matemática (segundo Dienes), são conteúdos desenvolvidos nas oficinas. Contamos com uma mestra em Matemática na condução das oficinas e na assessoria aos nossos professores.