Informática Educacional

• 1º ano – Informática e projeto

Interligando o projeto do 1º ano “O Saci me contou cada coisa!” com as aulas de Informática,os alunos tiveram a oportunidade de ouvir, ler e falar sobre os personagens do Folclore Brasileiro, aumentando cada vez mais a autonomia. Aguardem mais atividades…

Prô Lúcia

Intuitivo – Treino do mouse.

Aula lúdica e interativa.

1° momento – brincamos com o mouse: labirinto;
    2° momento –  mexemos no computador: programa de pintura.
    Praticamos o manuseio do mouse e suas funções: clicar, arrastar, um clique, duplo clique…  Prô Lúcia

Intuitivo – Primeira aula.

Primeira aula … contato com o computador na Escola!

Objetivos

Propiciar que as crianças entendam as diversas funções do computador, através de atividades, vivências, interação com a máquina e e com as demais crianças.
    Estimular a participação do aluno, desenvolver a coordenação motora, concentração e atenção, destreza no uso e reconhecimento das funções do mouse e teclado e ampliar as percepções visual, auditiva e espacial.

Atividade: Software de pintura – Brincando com Ariê: identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks). Prô Lúcia

Educação Infantil – Intuitivo e 1º anos

Uma aula de descobertas… Como funciona o computador?

Objetivos

Trabalhar os conteúdos do cotidiano escolar com o objetivo de desenvolver algumas habilidades básicas para o uso do computador, como coordenação motora utilizando o mouse, reconhecimento de algumas funções como abrir e fechar programas, maximizar e minimizar janelas. Propiciar que as crianças entendam as diversas funções do computador (realizando atividades, brincando, interagindo com a máquina e com as demais crianças).
    Estimular a participação do aluno, desenvolver a coordenação motora, concentração e atenção, destreza no uso e reconhecimento das funções do mouse e feclado e ampliar as percepções visual, auditiva e espacial.

Educação Infantil – Intuitivo

Uma aula de descobertas… cores e formas.

Objetivos:

Estimular a participação do aluno, desenvolver a coordenação motora, concentração e atenção;
    Destreza no manuseio do computador (teclado e mouse), reconhecimento dos ícones dos aplicativos;
    Reconhecimento das ferramentas (pincel, balde de preenchimento e outras);
    Clicar, pintar, ligar, ampliar as percepções visual, auditiva e espacial.

Ensino Fundamental – 2º e 5º anos

Projeto: Segurança e Responsabilidade na Internet.

Atividade:
    Debate e reflexão sobre o tema (2ª ao 5º anos);
    Pesquisa com os alunos (2ª ao 5º anos);
    Videos “Segurança na Rede – Navegar é Preciso” (2ª ao 5º anos);
    Pesquisa com os pais (5º anos);
    Coleta de dados das pesquisas (5º anos);
    Tabelas no Excel (5º anos);
    Montagem do mural (5º anos).