Informática Educacional

• Linguagem de programação – Scratch

5º anos – Aula multimídia “Era Vargas”.

Os alunos estudaram sobre a temática através do livro didático com as prôs. Para reforçar o aprendizado e tirar duvidas, a prô Lúcia passou um vídeo ‘Era Vargas’ com cenas reais da época, e também montou uma apresentação sobre Os três Poderes e Era Vargas, com o objetivo de fazer uma reflexão nos alunos acerca do período na História do Brasil governado pelo político Getúlio Vargas, como também seu apogeu e declínio. Os alunos fizeram vários questionamentos interessantes.

4º anos – Chegada dos portugueses ao Brasil

O início da colonização europeia é apresentado pelo software de apresentação Prezi, que utiliza movimento, zoom, e relações espaciais para trazer a vida ao conteúdo. Após a apresentação aproveitamos para ajudar os alunos a compreender alguns aspectos sobre a escravidão dos índios no Brasil no início da colonização do Brasil e das riquezas do país.  Vimos também ‘A carta de Pero Vaz de Caminha’ (para crianças), que mostra aos alunos como viviam e o que pensavam os índios, os primeiros brasileiros e como eram vistos pelos portugueses. Faça uma viagem no tempo, discutindo as questões das transformações do meio ambiente, da chegada de Cabral aos dias de hoje.

3º anos – Região Norte/ Ecossistema Amazônico

Nossos alunos tiveram uma aula extra para identificar a localização da região Norte no Brasil.  A prô Lúcia utilizou o software de apresentação Prezi, que tem recursos multimídias, zoom, e relações espaciais para trazer a vida ao conteúdo. Conhecemos os diferentes aspectos dessa região e ampliamos o conhecimento sobre a importância do ecossistema amazônico para o mundo e os impactos ambientais associados a extração de borracha, ao efeito estufa, entre outros.

Tivemos a apresentação do nosso aluno Henrique (3º amo mat.) sobre a Vida das Formigas – sua forma de vida, organização social, tipos de formigas existentes na colônia, espécies e curiosidades. Parabéns, Henrique pelo seu trabalho.

2º ano – Google Earth

Na aula trabalhamos com o Google Earth com o 2° ano vespertino.

Tema: Escola Piaget – fachada da escola
    Aproveitamos a aula e tentamos localizar nossas casas, foi uma atividade rica e divertida.

Prô Lúcia – Informática Educacional

1º ano – Informática e projeto

Interligando o projeto do 1º ano “O Saci me contou cada coisa!” com as aulas de Informática,os alunos tiveram a oportunidade de ouvir, ler e falar sobre os personagens do Folclore Brasileiro, aumentando cada vez mais a autonomia. Aguardem mais atividades…

Prô Lúcia

Intuitivo – Treino do mouse.

Aula lúdica e interativa.

1° momento – brincamos com o mouse: labirinto;
    2° momento –  mexemos no computador: programa de pintura.
    Praticamos o manuseio do mouse e suas funções: clicar, arrastar, um clique, duplo clique…  Prô Lúcia

Intuitivo – Primeira aula.

Primeira aula … contato com o computador na Escola!

Objetivos

Propiciar que as crianças entendam as diversas funções do computador, através de atividades, vivências, interação com a máquina e e com as demais crianças.
    Estimular a participação do aluno, desenvolver a coordenação motora, concentração e atenção, destreza no uso e reconhecimento das funções do mouse e teclado e ampliar as percepções visual, auditiva e espacial.

Atividade: Software de pintura – Brincando com Ariê: identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks). Prô Lúcia

Educação Infantil – Intuitivo e 1º anos

Uma aula de descobertas… Como funciona o computador?

Objetivos

Trabalhar os conteúdos do cotidiano escolar com o objetivo de desenvolver algumas habilidades básicas para o uso do computador, como coordenação motora utilizando o mouse, reconhecimento de algumas funções como abrir e fechar programas, maximizar e minimizar janelas. Propiciar que as crianças entendam as diversas funções do computador (realizando atividades, brincando, interagindo com a máquina e com as demais crianças).
    Estimular a participação do aluno, desenvolver a coordenação motora, concentração e atenção, destreza no uso e reconhecimento das funções do mouse e feclado e ampliar as percepções visual, auditiva e espacial.

Educação Infantil – Intuitivo

Uma aula de descobertas… cores e formas.

Objetivos:

Estimular a participação do aluno, desenvolver a coordenação motora, concentração e atenção;
    Destreza no manuseio do computador (teclado e mouse), reconhecimento dos ícones dos aplicativos;
    Reconhecimento das ferramentas (pincel, balde de preenchimento e outras);
    Clicar, pintar, ligar, ampliar as percepções visual, auditiva e espacial.

Ensino Fundamental – 2º e 5º anos

Projeto: Segurança e Responsabilidade na Internet.

Atividade:
    Debate e reflexão sobre o tema (2ª ao 5º anos);
    Pesquisa com os alunos (2ª ao 5º anos);
    Videos “Segurança na Rede – Navegar é Preciso” (2ª ao 5º anos);
    Pesquisa com os pais (5º anos);
    Coleta de dados das pesquisas (5º anos);
    Tabelas no Excel (5º anos);
    Montagem do mural (5º anos).