Círculo de Estudos

• O que é?

Na busca constante da excelência para sua equipe, a Escola Piaget implantou o Círculo de Estudos – encontros mensais envolvendo todos os funcionários. Além do estudo sistemático das teorias educacionais, a equipe vivencia experiências de autoconhecimento e aprimoramento do ser humano de forma integral. É preciso conhecer as representações que cada pessoa tem do “ser criança”, do “ser professor”, sua visão de mundo e modelos mentais, para alcançar a maturidade emocional que possibilita ações construtivas.

Assim, cada um pode adequadamente receber, acolher e propiciar o desenvolvimento dos alunos, suas famílias e especificidades. Além da promoção deste aperfeiçoamento, também participa da formação de estudantes de instituições de ensino superior. Por meio de visitas, estágios supervisionados e outras atividades, a escola desempenha seu papel de contribuir para a boa formação das novas gerações de educadores.

Formação – Música em família: Projeto SEMPRE.

Música em Família oferece à criança, à família e à escola propostas que envolvem encontros e experiências lúdicas, sensoriais, artísticas e afetivas.  Para proporcionarmos práticas lúdicas nas escolas, a formação dos professores é imprescindível. Assim,  faz-se  importante promover encontros nos quais educadores resgatem as  vivências lúdicas neles mesmos.

Os encontros de formação com a equipe Música em Família  acontecem em  quatro momentos: INSPIRAÇÃO, EXPERIÊNCIA, EXPRESSÃO e REFLEXÃO, e podem ser ajustados de acordo com as especificidades de cada escola  ou  corpo  docente.

INSPIRAÇÃO  é o momento  que revela a linha de pensamento dos projetos por meio de pontos essenciais:  Questionamento, Universo Artístico, Assunto e Plataforma. É,  também, quando os educadores conhecem o Livro do Aluno.

EXPERIÊNCIA  dá aos educadores  a oportunidade de viverem uma experiência estética e sensorial,  movimentar o corpo, sentir a música, colocarem-se em relação com a natureza e o coletivo.

EXPRESSÃO  convida os educadores a expressarem-se por múltiplas  linguagens.

REFLEXÃO  promove uma reflexão acerca das concepções pedagógicas que norteiam os projetos e apresenta o Livro do Professor, proporcionando um trabalho de formação reflexiva do educador.

Roda de conversa com o Lauro Moreira.

O diplomata Lauro Moreira lançou o livro  “Quincasblog: Meus Encontros” e realizou uma roda de conversa super enriquecedora, narrando vários pontos sobre a cultura entre Portugal e Brasil. Na nova obra, ele reúne textos de seu blog, entre crônicas memorialísticas e reflexões sobre temas relevantes da atualidade.
    Em todos os postos diplomáticos por onde passou, o embaixador dedicou-se à promoção das artes e da cultura brasileiras, sobretudo da música e da poesia em língua portuguesa, proferindo palestras, escrevendo textos e organizando recitais. Foi um momento de grande aprendizado.

Palestra: “ COMO CUIDAR DE SUA SAÚDE FINANCEIRA”.

A Educação Financeira já é realidade na vida dos alunos do 2º ao 5º ano da Escola Piaget. O objetivo é desenvolver desde a infância, competências fundamentais para lidar com dinheiro, de forma responsável, equilibrada e consciente. As atividades pedagógicas acontecem de forma prática, com linguagem apropriada para cada faixa etária e por meio de situações-problema relacionadas ao dia a dia do aluno.

Nossa parceira é a DSOP Educação Financeira. A empresa, com sede em São Paulo, instalou-se em Goiás com a missão de disseminar a Educação Financeira com programas, atendimentos, palestras e cursos destinados a escolas, empresas, instituições diversas e pessoa física (individual, casal, grupos). O trabalho é desenvolvido por meio da aplicação da Metodologia DSOP, criada pelo educador financeiro Reinaldo Domingos.  A sigla DSOP significa Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. São os 4 pilares que fundamentam esta metodologia (goiania.dsop.com.br).

Palestra: Formando leitores dentro da escola e de casa – Ilan Brenman.

1Formando leitores dentro da escola e de casa: caminhos para aproximar crianças e jovens dos livros. Palestra proferida por Ilan Brenman.

Palestra sobre “Traumatismo infantil e saúde bucal do professor”

FORMAÇÃO PIAGET!

Palestra sobre “Traumatismo infantil e saúde bucal do professor”, recebemos na escola as dentistas Roberta Nery (mãe dos nossos alunos Juliana e Fernando), Rubelisa Cândido e Marilda Salviano.

Encontro Regional de Psicopedagogia

Tema – “Escola: Currículo e Aprendizagem”.

“Todo conhecimento começa com o sonho. O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo, como a alegria brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa. Contem-me os seus sonhos para que sonhemos juntos.” Rubens Alves

10 11

Lançamento do Livro – Psicopedagogia: o aprender do grupo

Psicopedagogia: o aprender do grupo da Laura Monte Serrat Barbosa, com a participação da nossa coordenadora geral Noriane.